ASSINE
search button

Facebook lança app que oferece acesso gratuito à web

A novidade pode ser o primeiro passo para a internet gratuita

Compartilhar

 Cerca de um ano após a apresentação da iniciativa Internet.org, que tem como objetivo tornar a internet mais acessível em países pobres, o Facebook lança um aplicativo que dará acesso gratuito à web à população da Zâmbia. Este pode ser o primeiro passo para a internet gratuita em outras partes do mundo.    

 O aplicativo permite carregar-se apenas a alguns sites de interesse público, que oferecem informações sobre saúde, trabalho, saúde, meteorologia, além da Wikipedia e o próprio Facebook.     

O Internet.org foi lançado pela empresa de Mark Zuckerberg em parceria com a a Samsung e a Nokia. O aplicativo lançado hoje, 31, em colaboração com a operadora Airtel, leva o nome do projeto Internet.org e está disponível para smartphones com sistema operativo Android.    

 É possível desfrutar o serviço sem pagar nada. A novidade foi anunciada pelo diretor de administração de produtos Guy Rosen, prometendo que o serviço será levado a outros países em desenvolvimento. Desta forma, o Facebook, que atualmente possui 1,32 bilhões de usuários, poderá ver o número de usuários aumentar.     

De acordo com Rosen, 85% da população mundial vive em áreas com cobertura de celular, mas apenas 30% da população tem acesso a internet. "Acessibilidade e consiência são barreiras significantes para a adoção da internet para muitas pessoas e hoje nós estamos introduzindo o aplicativo Internet.org, para tornar a internet acessível para mais pessoas, providenciando uma série de serviços básicos", afirmou o diretor.    

Rosen também comentou sobre os serviços oferecidos pelo Internet.org. "Com este aplicativo, as pessoas poderão acessar uma série de informações de saúde, trabalho e serviços locais. Oferecendo serviços básicos gratuitos através do aplicativo, nós esperamos deixar mais pessoas online e ajudá-las a descobrir serviços que elas não teriam de outra forma", afirmou.    Veja abaixo o vídeo de lançamento do aplicativo.