ASSINE
search button

Google é a marca mais poderosa do mundo, diz pesquisa

Levantamento com as cem maiores empresas inclui duas companhias brasileiras, Ambev e Petrobras

Compartilhar

O Google é a marca mais forte do mundo em 2014, de acordo com uma pesquisa feita pela consultoria de marketing FutureBrand. O levantamento engloba as cem empresas com maior valor de mercado e as classifica conforme a percepção de força das marcas.

Além do Google, o top dez inclui mais quatro empresas de tecnologia: Microsoft (2º lugar), Apple (4º), Intel (6º) e IBM (10º). Também estão no top dez Walt Disney (3º), Samsung (5º), Toyota (7º), Johnson & Johnson (8º) e Unilever (9º).

Duas empresas brasileiras estão no ranking: a Ambev aparece na 27ª posição e a Petrobras, na 60ª.

A pesquisa aponta que o valor de mercado de uma empresa não está diretamente relacionado ao poder de sua marca. A Ambev, por exemplo, é a 58ª maior empresa em valor de mercado, mas a 27ª por valor de marca. O Google, líder do ranking de marca mais poderosa, é a terceira em valor de mercado.

Segundo a FutureBrand, a diferença entre o valor de mercado de uma empresa e a percepção de força de sua marca demonstra que mesmo empresas bem-sucedidas precisam balancear decisões sobre a sua importância e a sua atividade no mundo, além de gerar lucro para os acionistas.

A pesquisa da FutureBrand foi feita com 3.030 consumidores de 17 países, incluindo o Brasil.

Confira os primeiros lugares no ranking da FutureBrand sobre as marcas mais poderosas do mundo:

Posição Empresa 

1 Google 

2 Microsoft 

3 Walt Disney 

4 Apple 

5 Samsung 

6 Intel 

7 Toyota 

8 Johnson & Johnson 

9 Unilever 

10 IBM 

11 Facebook 

12 Boeing 

13 Sabic 

14 Visa 

15 Nestlé 

16 Mastercard 

17 Volkswagen 

18 General Eletric 

19 Gilead Sciences 

20 AbbVie 

27 Ambev 

60 Petrobras