ASSINE
search button

Cigarro é mais perigoso para saúde hoje do que há 50 anos

Compartilhar

Os cigarros são mais perigosos hoje do que eram há 50 anos, isso porque os fabricantes incluíram mais produtos químicos na composição e investiram pesado em design e diferenciais atrativos, como sabores, por exemplo. Segundo um levantamento da instituição que coordena o projeto Campaign fot Tobacco-Free Kids, os ingredientes do cigarros mudaram muito ao longo de cinco décadas, tornando o produto ainda mais venenoso para a saúde do que os que eram vendidos em 1964, quando os primeiros estudos que compravavam os malefícios da nicotina começaram a ser publicados. As informações são do site inglês Daily Mail.

Com base em estudos científicos, documentos da indústria do tabaco e relatórios de médicos especialistas, os cigarros hoje representam mais risco para câncer de pulmão e doenças respiratórias graves apesar das pessoas fumarem menos atualmente do que há 50 anos. "Eles mudaram o design e a composição dos cigarros e estas mudanças os tornaram ainda mais viciantes", explica o relatório.

Entre as mudanças, está o aumento da concentração de nicotina que existe em um cigarro, além da adição de amônia, composto que aumenta a velocidade com que a nicotina chega ao cérebro.

Outra tática adotada é colocar açúcar, que aumenta os efeitos viciantes da nicotina e facilita a inalação do tabaco. Com esses novos componentes, a nicotina chega mais rápido ao pulmão do que ao coração e ao cérebro por isso os riscos de doenças respiratórias aumentam bastante.

Os cigarros têm ainda menos cheiro ruim e também gosto melhor devido a criação de filtros e aromas especiais. Alguns fabricantes adicionam também ácido levulínico à formula como maneira de tornar a fumaça mais leve e menos irritante. "Estes fatores fazem com que seja mais fácil começar e continuar a fumar, especialmente entre os jovens", diz o relatório.