ASSINE
search button

O cérebro do jovem e o uso da maconha

Revista Science publicou editorial debatendo o uso da droga pelos jovens e suas consequências

Compartilhar

Um editorial publicado na revista Science desta sexta-feira (9) discute o uso da maconha entre os jovens. Segundo o texto, nos debates sobre a legalização, descriminalização e uso medicinal da maconha nos Estados Unidos, falta uma componente essencial a ser discutido: a evidência científica sobre os efeitos da maconha no cérebro dos adolescentes. 

A revista aponta que os efeitos das drogas recreativas no cérebro adulto são amplamente debatidos, mas que não há investigações sobre os riscos do uso de maconha nos cérebros mais jovens. Em abril, um estudo controverso sugeriu que o uso casual da maconha está associado a alterações estruturais no cérebro dos jovens, com idade entre 18 e 25 anos. As regiões afetadas seriam as da emoção, da motivação e da tomada de decisões. Esses resultados seriam importantes para as discussões sobre os benefícios e riscos da maconha legalizada na saúde pública.

Embora a maconha continue sendo ilegal para pessoas com idade inferior a 21 anos nos EUA, o editorial afirma que os jovens estarão mais expostos e provavelmente terão mais formas de acesso à droga quando forem concretizadas as novas iniciativas para mudar a leis da maconha em muitos estados. Defensores da legalização estariam argumentando que o uso da maconha como medicamento não é pior do que o do álcool e tabaco. O texto defende que, mesmo que isto seja verdade, não significa que os riscos sejam os mesmos. Ao longo de décadas os EUA teriam financiado pesquisas sobre o efeito do álcool e do tabaco, mas não da maconha. Muitas das patologias cerebrais na saúde mental, como ansiedade e psicose de transtornos, estão associadas à droga, porém suas bases biológicas são um mistério.

O editorial informa, ainda, que a Pesquisa Nacional sobre o uso de drogas e saúde, constatou que as crianças que começaram a usar álcool ou maconha antes do 15 anos têm uma maior tendência de desenvolverem transtornos na vida adulta por conta do uso da substância. Isso aconteceria devido aos efeitos do uso precoce de drogas no desenvolvimento posterior do cérebro, mas não há certeza. Ainda seriam necessários grandes estudos para examinar se o uso da maconha causa alterações na função cerebral e no comportamento dos jovens.