ASSINE
search button

Remédio para azia causa quase 60 casos de problemas cardíacos

Compartilhar

O medicamento domperidona, usado por milhões de pessoas para aliviar azia e náuseas pode ser proibido, após cerca de 60 pessoas morrerem de complicações cardíacas por causa da medicação. Existem mais de 342 relatos de efeitos colaterais graves por causa do remédio. As informações são do Daily Mail.

A suposição é de que o remédio pode perturbar o ritmo do coração e da atividade elétrica, bem como causar efeitos secundários, tais como convulsões, insônia e ansiedade. Estima-se que dois milhões de britânicos tomem domperidona  por ano.

O medicamento alivia o desconforto no estômago aumentando a ação dos músculos no trato gastrointestinal, de modo que os alimentos se percorrem de forma mais eficaz através do sistema digestivo. 

A vice-diretora da vigilância do MHRA e gestão de risco da divisão de medicamentos, Sarah Filial, disse que a “revisão concluiu que os benefícios superam os riscos do uso de domperidona, quando utilizado no tratamento de náuseas e vômitos, mas que não deve mais ser usado para sintomas de desconforto abdominal, como azia e sensação exagerada de saciedade”.