ASSINE
search button

TR: Demonstração de controle da mente na Copa do Mundo vê esgotamento de prazo

Neurocientista brasileiro afirma que robô ajudará paralíticos a andar outra vez

Compartilhar

A Technology Review, publicação do MIT (Massachusetts Institute of Technology), lançou uma reportagem no dia 15 de abril sobre um neurocientista brasileiro que promete apresentar um exoesqueleto controlado pela mente que poderá ajudar paralíticos a andar novamente. Segundo ele, um voluntário irá vestir o robô e navegar por um campo de futebol por meio dos seus pensamentos, na abertura da Copa do Mundo no Brasil, no dia 12 de junho.

A matéria informa que o projeto, chamado "Andar de novo", é conduzido por Miguel Nicolelis, um brasileiro de 53 anos e um dos maiores nomes da neurociência. Se tudo der certo, o acontecimento será uma grande amostra pública da pesquisa da interface cérebro-computador, uma tecnologia que busca auxiliar paralíticos a controlar máquinas por meio de pensamentos e recuperar a habilidade de andar por aí.

Por outro lado, o autor destaca que há controvérsias. Algumas pessoas estariam dizendo que a demonstração seria muito mais um ato de publicidade do que ciência e questionam se, de fato, ilustraria algum nível real de controle por pensamento. Isso porque seria dependente de uma velha e imprecisa tecnologia de registro do cérebro, a eletroencefalografia. O nível de controle do cérebro poderia ser decepcionante, mesmo que apresentado pela televisão como uma grande descoberta.