Estudo identifica mutações que dão origem a câncer

Cientistas anunciaram  que conseguiram identificar  21 mutações que estariam por trás da maioria dos tumores. A descoberta poder ser um novo marco na pesquisa sobre o câncer. De acordo com reportagem da revista 'Nature", o estudo afirma que estas modificações do código genético são responsáveis por 97% dos 30 tipos mais comuns de câncer.

Durante a vida, as células desenvolvem uma série de mutações que podem vir a transformá-las em tumores letais que crescem incontrolavelmente. Detectar as causas dessas mutações pode levar ao surgimento de novos e mais eficazes tratamentos.

As causas mais conhecidas de mudanças no DNA, como a superexposição aos raios UV e o hábito de fumar, aumentam as chances de desenvolver câncer. Contudo, cada uma deixa uma espécie de assinatura que revela o fator responsável pela mutação.

Os pesquisadores, liderados pelo Instituto Sanger, do Reino Unido, investigaram em 7.042 amostras dos 30 tipos mais comuns de câncer em busca de mais exemplos destas 'assinaturas'. Eles descobriram que 21 marcas diferentes eram responsáveis por 97% das mutações que causavam os tumores.