ASSINE
search button

FBI usa técnicas hackers em investigações, diz jornal

Compartilhar

O FBI está empregando táticas de hackers que permitem ao órgão ativar remotamente microfones em dispositivos Android e em notebooks, informou o The Wall Street Journal nesta sexta-feira. Citando um "ex-oficial dos Estados Unidos", o jornal afirma que essas e outras ferramentas são usadas em casos relacionados com o crime organizado, combate ao terrorismo ou pornografia infantil.

Segundo a reportagem, essas técnicas são usadas com ordem judicial e quando o FBI não tem outra escolha para investigar um criminoso. As ferramentas utilizadas para coletar os dados são muitas vezes instaladas remotamente, usando essencialmente links de phishing, que instala um software malicioso no software do investigado. Esses malwares também podem ser instalados através de acesso físico e um drive USB.

A reportagem diz que o FBI desenvolve algumas dessas tecnologias internamente, enquanto outras vêm do setor privado. Fontes ouvidas pelo jornal afirmam que o uso dessas técnicas vêm crescendo na medida que os criminosos usam novas tecnologias de comunicação.