ASSINE
search button

Inventor do mouse morre aos 88 anos nos Estados Unidos

Compartilhar

O inventor americano Douglas Engelbart, que ficou conhecido por ter inventado o primeiro modelo do mouse de computador, morreu na noite de terça-feira, aos 88 anos, de insuficiência renal. Engelbart foi pioneiro em muitas tecnologias no Vale do Silício, principalmente na interação entre homem-computador, incluindo a criação de hipertexto e seu trabalho em interfaces gráficas. As informações são do site TechCrunch.

"Eu comecei a fazer anotações para o mouse em 1961. Na época, o dispositivo popular para apontar na tela era uma caneta de luz, que tinha saído do programa de radar durante a guerra. Era a maneira padrão de navegar, mas eu não achava muito bom. Montamos nossas experiências e o mouse ganhou em todas as categorias, embora nunca tivesse sido usado antes. Ele foi mais rápido, e com isso as pessoas cometeram menos erros". afirmou ele em entrevista à revista Wired em 2004.

"Cinco ou seis pessoas se envolveram nesses testes, mas ninguém consegue se lembrar quem começou a chamá-lo de mouse. Estou surpreso que o nome pegou", afirmou à época. 

O primeiro protótipo do mouse foi construído no Stanford Research Institute (SRI) em 1964. O aparelho tinha um par de rodas que faziam a conversão do movimento do mouse para o movimento do cursor na tela. A patente, de propriedade de Engelbart, foi arquivada em 1967 e publicada em 1970.

O SRI licenciou a tecnologia do mouse para a Apple, Xeros e outras companhias. O mouse se tornou comercialmente viável em 1984, três anos antes da expiração da patente.

Engelbart deixa quatro filhos, nove netos, e sua segunda esposa, com quem se casou em 2008.