ASSINE
search button

Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica recebe inscrições até 30 de junho

Compartilhar

A 10ª edição do Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica – Clarival do Prado Valladares recebe inscrições, até 30 de junho, de projetos inéditos sobre assuntos ligados ao resgate cultural e à preservação da história do Brasil.

O prêmio é uma iniciativa da Organização Odebrecht. Ao pesquisador vencedor é oferecido apoio para o processo de investigação proposto no projeto, como corpo técnico de pesquisadores, viagens nacionais e internacionais para apuração in loco e pagamento antecipado dos direitos autorais.

Não há um valor predeterminado para o apoio, que depende das necessidades de cada projeto selecionado. O prêmio “visa incentivar, mediante patrocínio financeiro, a pesquisa histórica e a produção editorial que, pela originalidade e ineditismo, representem efetiva contribuição para a historiografia do Brasil, ampliando o conhecimento e a compreensão da história econômica, da evolução sociopolítica e da criação artística brasileiras, enriquecendo o acervo do país sobre fatos, processos e indivíduos cuja memória deva ser resgatada, difundida e preservada”, diz o regulamento.

O prazo para a realização do projeto é de cerca de um ano, com possibilidade de negociação. Inicialmente voltado a projetos relacionados à Bahia, o prêmio agora contempla pesquisas em todo o território nacional.

O resultado da pesquisa deverá ser transformado em texto, acompanhado de ilustrações, para publicação de um livro de arte, que terá duas edições: uma destinada à distribuição gratuita pela Odebrecht e a edição comercial, feita em parceria com uma editora.

No ano passado, foram inscritos 198 projetos de pesquisa. O resultado da edição 2013 do prêmio será divulgado em dezembro.

Mais informações pelo e-mail [email protected] e no sitehttps://www.odebrecht.com/pesquisahistorica/sobre-o-premio.html.


Agência Fapesp