ASSINE
search button

Chega ao Rio Programa Meu Prato Saudável

Iniciativa, no Complexo do Alemão, pretende reorientar a alimentação

Compartilhar

 Os programas “Meu Prato Saudável” e “Meu Pratinho Saudável”, parceria entre o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e a LatinMed Editora em Saúde, chegam ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira (25). A iniciativa tem o apoio do governo fluminense e da ONG Rio Solidário.

O lançamento do maior programa de reorientação alimentar já criado no Brasil acontece com ações no Complexo do Alemão, culminando com a realização de um megamutirão de avaliação e orientação nutricional neste sábado (27).

Na quinta-feira haverá o lançamento da versão infantil do programa, o “Meu Pratinho Saudável”, para crianças de 6 meses a 10 anos de idade. A ação ocorrerá na Escola Nereu Sampaio, também no Complexo do Alemão, das 8h às 17h. No dia 26 a versão adulta “Meu Prato Saudável” será lançada na base comunitária Educap (Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção), das 10h às 17h.

Já no sábado (27) nutricionistas e monitores estarão de plantão no Teleférico Palmeiras do Alemão para realizar orientação nutricional, com exames de IMC (Índice de Massa Corpórea), circunferência abdominal e de bioimpedância - teste que diferencia a massa gorda e a massa magra do corpo.

Haverá distribuição gratuita de materiais educativos que orientam a população sobre o quê e o quanto colocar em seu prato, em todas as refeições do dia, com alimentos que todos já estão habituados. Com a metodologia criada pelo “Meu Prato e Meu Pratinho saudável” crianças e adultos terão a oportunidade de participar de dinâmicas de montagem de prato com alimentos em resina e jogos educativos em tablet.       

“O objetivo do programa é conscientizar a população de que, para perder ou manter o peso, basta saber o que e o quanto colocar no prato, desde o café da manhã até os lanches dos intervalos”, afirma a médica Elisabete F. Almeida, diretora-executiva do programa “Meu Prato Saudável”.  

Elizabete também afirma que grande parte da população brasileira, com IMC dentro dos limites normais, apresenta alto risco para diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares e não sabem. Por isto, as ações do “Meu Prato saudável, fazem a medição da cintura abdominal e a avaliação da quantidade de gordura corporal, além do cálculo do IMC, para determinar o risco de cada pessoa.