ASSINE
search button

Universidade holandesa quer ampliar cooperação científica com o Brasil

Compartilhar

A FAPESP recebeu, no dia 11 de abril, a visita de Arno Peels, reitor da Eindhoven University of Technology (TU/e, na sigla em holandês). O objetivo da visita foi discutir a assinatura de um memorando de entendimento entre a FAPESP e a universidade tecnológica holandesa para o lançamento de chamadas conjuntas de propostas de projetos a serem desenvolvidos por pesquisadores paulistas em cooperação com cientistas da instituição.

A TU/e já tem acordos de cooperação com a Universidade de São Paulo (USP) e com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A ideia, agora, é ampliar a colaboração e incluir pesquisadores de outras universidades e instituições de pesquisa do estado.

“Vimos que há grandes oportunidades de colaboração científica com pesquisadores do Estado de São Paulo nesta nossa terceira visita ao Brasil”, disse Peels à Agência FAPESP. “Já fizemos projetos com pesquisadores da USP e da Unicamp e é natural incluirmos nesse circuito a FAPESP – a instituição que apoia os pesquisadores do Estado de São Paulo –, para ampliarmos as possibilidades de pesquisa conjunta e de intercâmbio de pesquisadores e estudantes”, afirmou.

De acordo com Peels, algumas das áreas de interesse da universidade tecnológica holandesa para projetos em conjunto são física, química e engenharias química, elétrica e de computação. Para prospectar oportunidades de cooperação nessas áreas, uma comitiva de professores da universidade tecnológica holandesa acompanhou Peels em uma visita à Unicamp, no dia 9 de abril.

Na ocasião, os professores visitaram o Instituto de Física “Gleb Wataghin”, o Instituto de Química e a Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação. No dia 11 de abril, a delegação da universidade holandesa também visitou a USP e promoveu um evento para estudantes e pesquisadores da universidade sobre oportunidades de estudo e pesquisa na instituição.

Peels visitou a FAPESP acompanhado por Karen Ali, diretora de relações internacionais da TU/e. Os representantes da universidade holandesa foram recebidos por José Arana Varela, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP.

“Temos diversos pontos em comum e um acordo de cooperação será muito bem-vindo. A TU/e é uma universidade tecnológica que faz pesquisas de alta qualidade e desenvolve produtos e processos em parceria com grandes empresas da Holanda. De seu lado, FAPESP estimula a relação entre universidades e empresas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa que possam resultar em inovações tecnológicas”, disse Varela.

Perto da Bélgica e da Alemanha, a região de Eindhoven, onde fica a universidade holandesa, tem mais de 350 empresas internacionais. Uma delas – que faz pesquisas em parceria com a TU/e – é a Philips. 

Agência Fapesp