ASSINE
search button

Matemático suíço Leonhard Euler recebe homenagem em doodle

Compartilhar

O matemático e físico suíço Leonhard Euler completaria 306 anos nesta segunda-feira, e por isso é homenageado pelo Google em doodle. O logo especial tem animação que o usuário pode comandar ao clicar com o mouse e movê-lo.

Criador das funções, entre outros conceitos relativos a cálculos e gráficos, o cientista é tido como um dos maiores matemáticos do século XVIII. Atuando em especial em São Petersburgo, na Rússia, e em Berlim, na Alemanha, Euler focou seu trabalho em campos como mecânica, dinâmica de fluidos e óptica, além de astronomia.

Ganhador do Prêmio Problema da Paris Academy por doze vezes, Euler é o único matemático que tem dois números que levam seu nome. O Número de Euler, em cálculo, é aproximadamente 2,71828. A constante Euler-Mascheroni, representada pelo símbolo gama e na maior parte do tempo chamada apenas de 'constante Euler', é aproximadamente 0,57721.

Leonhard Euler faleceu em 18 de setembro de 1783, em São Petersburgo, de hemorragia cerebral. Desde 1766 ele era praticamente cego, do olho direito por causa de uma febre, e do esquerdo por uma catarata descoberta tarde demais. A produção científica não diminuiu: ao longo da carreria foram de 60 a 80 volumes de escritos, e só 1775, a média era de um texto por semana.

Entre outros reconhecimentos recebidos pelo matemático e físico está a cédula do franco-suíço, antes do euro virar a moeda no continente, e em 2002 o asteroide Euler foi batizado em sua homenagem.