ASSINE
search button

Dengue, combate e prevenção em debate no Museu do Meio Ambiente no Rio

Segundo o Ministério da Saúde casos doença triplicaram comparados a 2012

Compartilhar

Na semana do Dia Mundial da Saúde, comemorado dia neste domingo (07), evento da série Conversas no Museu desta terça-feira (09) 09.04 debate uma antiga epidemia que aflige o Brasil especialmente durante o verão, época das chuvas: a dengue. Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos maiores problemas de saúde pública em todo mundo, a dengue acarreta cerca de 20 mil mortes pelo mundo a cada ano. No Brasil, os casos vêm se intensificando. Dados do Ministério da Saúde apontam que o número de infectados triplicou no início de 2013 em relação a 2012.

Embora existam pesquisas em fase avançada, ainda não há vacinas contra a doença disponíveis no mercado. Evitar a transmissão da dengue passa pela prevenção do crescimento dos vetores, os mosquitos da espécie Aedes.  No encontro, um representante da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro debate com a pesquisadora Nildimar Honório, do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Nara Lucia Vasconcellos, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o histórico e os avanços da epidemia no Brasil. As características da dengue e de sua transmissão, as políticas de prevenção, as estratégias de mobilização e a educação da população para o combate à doença são temas abordados neste encontro.

Nildimar Honório é doutora em Biologia Parasitária e pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz com experiência na área de mobilização social para o controle da dengue. Nara Lucia C. Vasconcellos é bióloga, responsável pelo Bromeliário do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e pesquisadora em sistemática, florística e evolução de plantas.