ASSINE
search button

Impasse da diplomacia do clima é tema de conferência na FEA-USP

Compartilhar

David G. Victor, professor da Universidade da Califórnia em San Diego, Estados Unidos, renomado estudioso da relação entre legislação internacional e questões ambientais, dará palestra sobre o tema “Novas Estratégias para um Regime Ambiental Global”.

O evento será nesta quinta-feira (07/03), às 17h30, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP).

Victor é professor da School of International Relations and Pacific Studies da Universidade da Califórnia em San Diego e diretor do Laboratório de Direito Internacional e Regulação. Sua linha de pesquisa tem como foco o modo como o desenho da legislação regulatória afeta questões como a poluição ambiental e o funcionamento dos principais mercados de energia.

É autor do livro Global Warming Gridlock: Creating More Effective Strategies for Protecting The Planet (Cambridge University Press, abril de 2011), no qual aponta por que o mundo não conseguiu muitos avanços diplomáticos sobre o problema das mudanças climáticas e também explora novas estratégias que poderiam ser mais eficazes.

Durante a palestra, Victor analisará as razões do impacto tão reduzido da chamada diplomacia do clima e do insucesso de mais de 20 anos de negociações internacionais sobre tratados concebidos com o objetivo de atenuar o problema das mudanças climáticas.

O pesquisador também apresentará novas estratégias para esse debate. Segundo ele, parte da solução está em novos acordos internacionais com foco nos maiores emissores do mundo, entre eles Brasil, China, Índia e Estados Unidos.

Victor lembra que os desafios enfrentados pelos governos na área do clima estão igualmente presentes em outros problemas da globalização, como é o caso do comércio e do controle de armamentos.

Nessas áreas, diz ele, a governança está bem atrás do que é necessário fazer. “Será que o sucesso no tratamento da questão climática pode oferecer modelos para a superação de impasses em outras áreas?”, questiona.

A palestra de Victor faz parte do Ciclo de Conferências da USP sobre o tema geral “Desafios da Globalidade”. A iniciativa, idealizada pelo professor Marco Antonio Zago, pró-reitor de Pesquisa, conta com a participação de renomados especialistas das áreas de ciência política, direito, economia e relações internacionais.

O evento será no Auditório FEA5, avenida professor Luciano Gualberto Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Agência Fapesp