ASSINE
search button

MWC: Galaxy S III é escolhido smartphone do ano

Compartilhar

O Samsung Galaxy S III foi escolhido pela GSMA, empresa que organiza o Mobile World Congress (MWC) em Barcelona, como o melhor smartphone do ano. O Global Mobile Awards é dado anualmente pela GSMA no evento, um dos maiores do mundo voltados à tecnologia móvel. Além do prêmio de melhor smartphone, a Samsung levou ainda outras distinções, como o de melhor dispositivo móvel, com a Galaxy Camera, e o de fabricante do ano.

Os juízes justificaram a escolha do Galaxy S III afirmando que ele é a "história de sucesso do Android", citando a capacidade de entrega em vários mercados, a adoção mundial e seus recursos de ponta, como Pop-Up Play, Smart Stay e NFC. Como fabricante do ano, a Samsung foi premiada graças a seu "ano fantástico", "uma vez que continua a construir um negócio sólido global em seu portfólio de dispositivos", disse a GSMA.

"Enquanto outros fabricantes de câmeras estão enterrando a cabeça na areia com a ameaça representada pelos smartphones, este fabricante agarrou o touro pelos chifres e criou um produto inovador que deu uma segunda vida para câmeras compactas", justificaram ainda os juízes para a premiação da Galaxy Camera - câmera compacta com conectividade 3G e Wi-Fi - como dispositivo do ano.

Além da Samsung, a Asus e o Google foram premiados pelo trabalho no Nexus 7 como tablet do ano, por ser um aparelho "com a perfeita combinação de desempenho e portabilidade". A Nokia levou o prêmio de melhor feature phone - celulares com recursos de conectividade e multimídia mas sem todas as inovações dos smartphones - pelo Asha 305. "O Nokia Asha 305 oferece a melhor experiência de usuário de um telefone touchscreen acessível dual-SIM, apesar da pressão de smartphones de baixo custo."

Além de gadgets, a premiação distingue também investimento em iniciativas inovadoras, redes móveis e aplicativos. O app do Facebook foi escolhido o mellhor aplicativo para consumidores, enquanto o Evernote levou o prêmio na categoria negócios. A escolha do júri para aplicativo móvel global foi para o Waze, um sistema de navegação GPS colaborativo que permite que os usuários deem dicas. Os juízes apontaram a "ótima interface" como merecedora do prêmio, e que o programa economiza dinheiro, tempo e gasolina.

?A Ericsson também foi premiada pela iniciativa Amazônia Connection, um programa de inclusão digital na Amazônia. O projeto, realizado em parceria com a Vivo, combina tecnologia e conhecimento em uma parceria público-privada para permitir a comunicação e a melhoria do acesso à saúde, educação e crescimento econômico na região. A iniciativa foi apontada pelos juízes como "transformacional".

Mobile World Congress

O Mobile World Congress (MWC) se realiza de 25 a 28 de fevereiro em Barcelona. A feira, cuja primeira edição se realizou em 1987, é considerada a maior feira de dispositivos móveis, com foco em telefones celulares, do mundo. Neste ano são esperadas mais de 70 mil pessoas, num evento que deverá ter 3,5 mil delegados, mais de 1,7 mil expositores e 90 mil metros quadrados. Em 2012, foram 1,5 mil expositores em 70,5 mil m2.

Entre os destaques de 2013 estão executivos de empresas como Telefónica, Nokia, Mozilla, Vodafone, Nielsen, IBM e Dropbox. Tecnologias como o NFC, celulares com HTML5, cloud, telefonia IP e lançamentos na área - em especial o Samsung Galaxy Note 8.0 e o Optimus L Serie II, da LG, são esperados no evento.