ASSINE
search button

CERT.br lança fascículo sobre privacidade na internet

Compartilhar

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) lançou o fascículo de sua Cartilha de Segurança dedicado aos cuidados que se deve ter para preservar a privacidade na internet.

A publicação foi lançada no dia 5 de fevereiro, Dia Mundial da Internet Segura. O CERT.br é mantido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Segundo o CERT.br, o Brasil é um dos países com o maior número de usuários de internet e de redes sociais. Com o aumento do uso da rede mundial de computadores e da adesão a esses serviços, cresce também a preocupação com a privacidade, não somente no compartilhamento de informações como na manipulação de dados pessoais, de forma geral.

Privacidade é o quarto fascículo publicado pelo Centro. Assim como os anteriores (Redes Sociais,Senhas e Comércio Eletrônico), o material tem origem no conteúdo da Cartilha de Segurança para Internet, lançada em 2012.

A ideia da publicação em fascículos é destacar e reforçar assuntos específicos de grande relevância para garantir o uso da internet com mais segurança.

Algumas das principais dicas do fascículo de Privacidade são: utilizar conexão segura quando acessar e-mails por navegadores web; ser cuidadoso ao usar cookies; armazenar dados sensíveis em formato criptografado; pensar bem antes de divulgar informações; ser cuidadoso ao usar e ao elaborar senhas; e manter o computador seguro.

O fascículo, gratuito, é ilustrado e está disponível em formato PDF. Para facilitar a disseminação do seu conteúdo, o material está licenciado sob Creative Commons.

Agência Fapesp