ASSINE
search button

"O Cubo" turbina divulgação e consumo do audiovisual nacional na Web

Site tem edital aberto para projetos que serão exibidos de forma gratuita

Compartilhar

Em tempos de discussão sobre direitos autorais na Internet e divulgação de trabalhos, um projeto inovador se propõe a ajudar quem precisa nesse área. O recém-lançado canal O Cubo está com edital aberto para inscrição de obras de quatro estilos: entretenimento, ficção, animação e documentários, que ao final do processo de seleção serão exibidos gratuitamente na Internet.

O Cubo disponibilizará longas, curtas, séries, webséries e animações nacionais para o público. Trata-se de uma plataforma online de incentivo à produção audiovisual independente no Brasil, e seu objetivo pode auxiliar muitos profissionais que encontram dificuldades.

Com este projeto, obras que ficavam engavetadas por problemas de distribuição podem atingir seu público de forma mais eficaz, uma vez que serão exibidas na Web. Para saber como se inscrever e participar da seleção, os interessados devem enviar seus trabalhos via e-mail ([email protected]) até as 18h do dia 4 de março de 2013. Os ganhadores já terão seus materiais exibidos neste mesmo mês no site.

Trabalhos precisam respeitar regras para inscrição

Os projetos precisam estar licenciados em um dos seis modelos proporcionados pelo Creative Commons. Esta ONG americana propõe elevar as obras criativas acessíveis, por meio de liberações que permitem cópia e compartilhamento com menos controle de direitos autorais. Todo o processo é feito com autorização dos autores. No site do Cubo (canalocubo.com), há explicações sobre esse processo.

Quem tiver dúvidas pode assistir ao vídeo também disponibilizado no canal, uma chamada pública que convoca os envolvidos com o meio artístico a inscrever seus produtos. Fabiano Cafure é o curador do projeto. Licenciado pela Creative Commons, o cineasta é o autor do primeiro longa metragem brasileiro para distribuição à web, cujo nome é Eu te amo Renato.

Fabiano, que trabalha há quatro anos por iniciativa própria e sem patrocinadores diretos,  conta como o canal funciona. “O Cubo criou um equilíbrio perfeito entre distribuição independente, investidores e público. O primeiro grupo tem seu trabalho viabilizado, o segundo toma conhecimento de diversas obras que estavam arquivadas e o público tem acesso gratuito à produção nacional de grande qualidade", explica Fabiano Cure.

Os materiais selecionados terão uma divulgação diferenciada e estratégica nas redes sociais e no portal. Novas seleções acontecerão periodicamente. Com patrocínio da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio e da Secretaria Municipal de Cultura, O Cubo pretende abrir espaço a produtores e mostrar ao público que da mesma forma que nas salas de cinema, na Internet há conteúdo nacional de qualidade a ser exibido. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site canalocubo.com.   

*Do Projeto de Estágio do Jornal do Brasil