ASSINE
search button

Procurador do caso Swartz levou outro hacker ao suicídio, diz site

Compartilhar

O hacker Aaron Swartz, que se suicidou na semana passada, em Nova York, não foi o primeiro processado pelo procurador Stephen Heymann a tirar a própria vida. Segundo o site BuzzFeed, em 2008, outro jovem programador, chamado Jonathan James, matou-se após ser indiciado em um caso processado por Heymann. Ele tinha 25 anos.

Primeiro jovem a ser preso em um caso de crime virtual federal, James, também conhecido como "c0mrade", foi encontrado morto duas semanas depois de o Serviço Secreto ter invadido sua casa como parte de uma investigação. Em uma carta, James escreveu que ele estava matando a si mesmo em resposta à investigação e suas "tentativas de amarrá-lo a um crime que ele não cometeu".

"Eu não tenho fé na justiça do sistema. Talvez minhas ações hoje, e esta carta, enviem uma forte mensagem para o público. De qualquer maneira, eu perdi o controle sobre esta situação, e esta é a minha única forma de recuperar o controle", escreveu James, que se matou com um tiro.

James ganhou notoriedade por hackear a Nasa e o Pentágono quando ainda adolescente, crimes pelos quais recebeu sentenças curtas. Já no processo que teria levado à sua morte, a pena era mais pesada, e James insistia na sua inocência.

Em sua carta, ele acrescentou: "não se trata de você ganhar ou perder, é se eu ganhar ou perder, e ficar sentado na cadeia por 20, 10, ou mesmo 5 anos por um crime que não cometeu não é ganhar. É morrer livre".

Bullying judicial

Especializado em crimes cibernéticos, Heymann, o procurador, já chegou a receber o Prêmio de Procurador-Geral de Serviços Distintos por conduzir a "maior e mais bem sucedida investigação de hacking e repressão já realizada nos Estados Unidos".

Agora, com o suicídio de Swartz, Heymann foi chamado de 'bully' da Justiça (valentão, numa tradução livre) por Lawrence Lessig, advogado fundador da organização Creative Commons e amigo pessoal de Aaron Swartz.

A família Swartz também acusou Heymann e a procuradora Carmen Ortiz de contribuir para a morte de seu filho, que era conhecido por sofrer de depressão. "A morte de Aaron, não é simplesmente uma tragédia pessoal. Ele é o produto de um sistema de justiça criminal repleto de intimidação e exagero da procuradoria. Decisões tomadas por funcionários nos escritórios do MIT contribuíram para a sua morte", disseram.

E, segundo o advogado de Swartz, Elliot Peters, Heymann estava procurando "um caso de ouro entre os cibercrimes. Infelizmente, Aaron se encaixou no perfil", declarou Peters ao Huffington Post.

Com a morte de Swartz, o caso contra ele foi abandonado.

Uma petição foi colocada na internet exigindo que Heymann seja demitido por causa de seu "excesso de zelo na acusação de crimes supostamente menores e não-violentos que levaram ao suicídio de Aaron Swartz."

Em 1998, comenta o BuzzFeed, Heymann também esteve por trás da primeira acusação federal de um hacker juvenil, que acessou o sistema de comunicações e controle de tráfego aéreo em Massachusetts. O adolescente não identificado se declarou culpado em troca de dois anos de liberdade condicional, serviço comunitário, e foi proibido de usar um computador com um modem por dois anos.

Entenda o caso

Aaron Swartz, um dos criadores do sistema RSS e do site Reddit, cometeu suicídio em Nova York na última sexta-feira, dia 11, aos 26 anos. Ele foi encontrado em seu apartamentono e, segundo o laudo médico, morreu por enforcamento.

Swartz era conhecido por ser um ativista da internet e defensor ardente da liberdade na rede. Em 2010, ele criou o DemandProgress.org, uma campanha online contra os projetos de lei americanos Sopa e Pipa, considerados pelos críticos uma forma de controle e censura na internet. Ele havia sido indiciado em julho de 2011 por um júri, acusado de realizar um download massivo de documento do JSTOR, uma plataforma online de textos e artigos acadêmicos, e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), com a intenção de distribuí-los.

À época, a juíza Carmen Ortiz, do distrito de Massachusetts, afirmou que Swartz invadiu uma área restrita do MIT. "Roubo é roubo, não interessa se você usa um computador ou um pé-de-cabra, e se você rouba documentos, dados ou dólares", disse Carmen em comunicado à imprensa.

O RSS, de co-autoria de Swartz aos 14 anos, é um recurso desenvolvido em linguagem XML que permite aos responsáveis por sites e blogs divulgarem notícias ou novidades. O Reddit é um site de notícias baseado no compartilhamento social de conteúdo.