ASSINE
search button

Roubo de informações é o maior problema de segurança na América Latina

Compartilhar

O vazamento de informações liderou os incidentes relacionados à segurança da informação na América Latina em 2012, de acordo com relatório divulgado pelo laboratório da ESET. O documento destaca ainda os ataques voltados a explorar vulnerabilidades nos smartphones como a segunda maior causa de problemas relacionados ao cibercrime.

No mundo, entre os casos mais importantes de vazamento de informações neste ano está o roubo de dados de mais de 56 mil clientes da Visa e Mastercard, a exposição de 6,5 milhões de senhas do Linkedin e mais de 450 mil credenciais roubadas do Yahoo! Voice.

O roubo de informações representa também um dos principais objetivos dos códigos maliciosos disseminados durante este ano, conforme evidenciam as sucessivas campanhas de propagação do Dorkbot – malware que chegou a atingir 54% de propagação na América Latina e que rouba as senhas de acesso dos usuários, ao mesmo tempo em que converte os equipamentos infectados em parte de uma rede botnet.

“O roubo de informações não é e nem será um risco apenas para as empresas. Os usuários finais, geralmente, não têm consciência do valor dos dados que manuseiam. Portanto, as ações de propagação dos códigos maliciosos, assim como as estratégias de engenharia social, se focaram, durante 2012, em explorar essa questão”, afirma o brasileiro Raphael Labaca Castro, Coordenador de Educação e Pesquisa da ESET América Latina.