ASSINE
search button

Centro de Computação da Unicamp faz 45 anos

Compartilhar

O Centro de Computação (CCUEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizará, no dia 17 de dezembro, às 14h30, cerimônia para comemorar seus 45 anos de atividades. O evento será no auditório da unidade.

De acordo com a Unicamp, o CCUEC foi inaugurado em 10 de novembro de 1967, com o nome de Centro de Processamento de Dados. Na época, ficava instalado no prédio onde hoje funciona o Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca). Ligado à Faculdade de Engenharia da Unicamp, ainda não existia como unidade, contava apenas com um computador IBM 1130 e atendia basicamente às atividades de ensino, no que se refere ao processamento de trabalhos dos alunos. Em 1969 passou também a servir à administração, processando a folha de pagamento dos funcionários.

Em 15 de abril de 1969, com a publicação da portaria GR 31/69, o Centro de Processamento de Dados da Unicamp foi promovido a Centro de Computação, que em 1971 tornou-se um órgão subordinado ao Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (IMECC). Nesse período já estava instalado no campus da Unicamp e o diretor era o professor Odelar Leite Linhares.

Em 1973, o Centro de Computação passou a ser subordinado diretamente à Reitoria, ficando assim até 1998, quando ocorreu a sua vinculação à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), onde permanece até os dias atuais.

Agência Fapesp