ASSINE
search button

ANR e Fapesp lançam chamada para o Programa Blanc 2013

Compartilhar

A Agence Nationale de la Recherche (ANR), da França, lançou nova chamada de propostas para selecionar e apoiar projetos de pesquisa conduzidos em parceria por pesquisadores da França e de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo.

A chamada integra o Programa Blanc 2013 e está de acordo com os termos do acordo de cooperação mantido pela ANR e FAPESP.

Para a edição de 2013, os dois temas selecionados são: “Mudanças Globais e Ciências Ambientais e da Terra” e “Microbiologia, Imunologia e Infectologia”. Os temas correspondem, respectivamente, aos painéis “SIMI6” e “SVSE3” do Programa Blanc 2013.

As propostas devem ser submetidas diretamente à ANR pelo proponente parceiro na França, conforme regras descritas na Chamada de Propostas publicada pela ANR. Para o pesquisador proponente no Estado de São Paulo, a proposta colaborativa poderá ser tramitada na FAPESP como Auxílio à Pesquisa nas modalidades Regular ou Projeto Temático, conforme determinado pelo pesquisador.

As propostas devem ser apresentadas até o dia 17 de janeiro de 2013, em formulário de submissão oficial da ANR de acordo com as regras aplicáveis e cronograma.

Após finalizado o período de submissão à ANR, os pesquisadores de São Paulo serão oportunamente contatados pela FAPESP para providenciarem, em prazo a ser estipulado, documentação complementar imprescindível conforme as normas usuais da Fundação para a modalidade escolhida.

Cada projeto será financiado por um período de até quatro anos. ANR e FAPESP financiarão os projetos em base equilibrada, considerando a quantidade de esforço dedicado pelos pesquisadores em cada lado. A média de financiamento indicativa por cada signatária será de € 250 mil para um projeto de duração de três anos.

Agência Fapesp