ASSINE
search button

Relação entre aquecimento global acelerado e Sandy é "muito provavél"

Análise é de cientista, que alerta: novos desastres acontecerão

Compartilhar

A tempestade Sandy, que devastou grande parte da costa leste dos Estados Unidos, deixando mais de 80 mortos, foi "muito provavelmente" causada pelo agravamento do aquecimento global. É o que aponta o cientista Ulisses Capozzoli, mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e editor-chefe da revista Scientific American Brasil.

"Obviamente que não dá para estabelecer uma relação de causa direta entre o aumento da temperatura e fenômenos como este, mas pelo que sabemos existe uma conexão forte entre o aquecimento global e estas tempestades", acrescenta.

O problema deverá se agravar. Para o especialista, a Sandy é apenas mais uma evidência de de um processo acelerado, altamente influenciado pelo ser-humano. "O aumento da temperatura já aconteceu antes na história, de maneira natural e foi fundamental para que fundássemos a agricultura, por exemplo. O problema agora é que grande parte vem da interferência do homem, do depósito de gases na atmosfera, retendo calor", explica. 

Segmentos conservadores

Para ele, um dos grandes problemas no enfrentamento destes problemas vêm de um segmento conservador da sociedade, principalmente nos EUA, que insiste em argumentar que a participação humana no aquecimento global não é provado cientificamente. 

E é aí onde o candidato republicano à presidência, Mitt Romney, pode perder terreno na acirrada disputa contra Barack Obama para a Casa Branca. O seu vice-presidente, Paul Ryan, votou diversas vezes contra leis que inibiriam a emissão de gases estufa, além de ter acusado cientistas de "conspirações" para manipular a opinião pública.

"Este discurso conservador acusa a teoria do aquecimento global de ser coisa da esquerda, mas não é verdade. O problema é são os setores de grande poder econômico, como os petrolíferos, por exemplo, que propagam estas idéias. E estes segmentos vão morrer acreditando nisso", afirma. 

Em outubro, a Chevron, segunda maior companhia de petróleo dos Estados Unidos e a oitava maior do mundo, contribuiu com 2,5 milhões de dólares para o Congressional Leadership Fund, um pacote para eleger republicanos.

Na última quarta-feira (31), o ex-presidente democrata Bill Clinton atacou Romney num comício na Universidade de Minnesota por suas críticas à política ambiental de Obama. "Romney ridicularizou o presidente pelos seus esforços em combater o aquecimento global", disse.

Novos desastres

A imprevisibilidade do clima impede que as consequências do aquecimento global acelerado sejam medidas. Para Capozzoli, a única certeza é que fenômenos como este voltarão a acontecer. "A partir do momento em que 'abrimos a caixa de pandora' do clima, na Revolução Industrial, não sabemos até onde ela irá e se teremos competência para impedi-la", alerta.

Segundo ele, os cientistas ainda não têm "conhecimento muito profundo sobre a Terra. O problema é que não mudaremos o padrão de consumo energético de um dia para o outro e os gases que estão na atmosfera continuarão lá por muitos anos. É impossível prever que tipos de fenômenos climáticos irão acontecer, mas outros, como o Sandy, voltarão", lamenta. 

[email protected]