Novo composto pode retardar progressão do mal de Parkinson

Em uma descoberta ainda em fase inicial, uma equipe de cientistas da Universidade de Northwestern desenvolveu uma nova família de compostos que podem retardar a progressão do mal de Parkinson. O estudo foi publicado na revista Nature.

A doença, a segunda mais comum entre as degenerativas, é causada pela morte dos neurônios de dopamina, o que resulta em tremores, rigidez e dificuldades de locomoção. Os tratamentos atuais tratam os sintomas, mas não desaceleram a progressão da enfermidade.

Os novos compostos foram desenvolvidos por Richard B. Silverman, professor de química na Faculdade Weinberg de Artes e Ciências, nos Estados Unidos, e inventor da molécula que se originou a conhecida droga Lyrica - utilizada para tratar doenças como epilepsia, dor neuropática e ansiedade -, e James Surmeier, professor de fisiologia na Escola de Medicina Feinberg da Universidade de Northwestern.

Os compostos trabalham "fechando" a porta para um hóspede destrutivo - o cálcio. Eles marcam e fecham uma proteína de membrana relativamente rara que permite que o cálcio flua para dentro dos neurônios de dopamina. Surmeier já havia publicado um estudo em que mostrou que a entrada do cálcio através dessa proteína pressionava os neurônios de dopamina, potencialmente levando ao envelhecimento prematuro e à morte. Ele também identificou precisamente a proteína envolvida: canal Cav1.3.

"Estes são os primeiros compostos que têm como alvo seletivamente esse canal", diz Surmeier. "Fechando o canal, nós devemos ser capazes de retardar a progressão da doença ou reduzir significantemente o risco de qualquer um desenvolver a doença de Parkinson se tomar essa droga cedo o suficiente", explica. "Nós desenvolvemos uma molécula que pode ser um mecanismo inteiramente novo para deter a enfermidade, em vez de apenas tratar os sintomas", acrescentou Silverman.

Os compostos trabalham de forma semelhante à droga isradipina, para a qual a fase 2 de ensaios clínicos com pacientes de Parkinson foi recentemente completada. No entanto, porque a isradipina interage com outros canais das paredes dos vasos sanguíneos, não pode ser usada em uma concentração suficientemente alta para tratar Parkinson.

O desafio para Silverman era projetar novos compostos que tivessem como alvo especificamente este raro canal Cav1.3, e não aqueles que fossem abundantes nos vasos sanguíneos. Primeiramente, ele e a equipe usaram triagem de alta produtividade para testar 60 mil compostos existentes, mas nenhum foi eficiente. "Nós não queríamos desistir", conta Silverman. Então, o cientista testou alguns compostos que havia desenvolvido em seu laboratório para outras doenças neurodegenerativas. Após Silverman identificar um com potencial, Soosung Kang, pós-doutor associado ao laboratório do pesquisador, passou nove meses refinando as moléculas até que elas fossem eficazes para fechar apenas o canal Cav1.3.

No laboratório de Surmeier, a droga desenvolvida por Silverman e Kang foi testada pelo estudante Gary Cooper em regiões do cérebro de um rato que continham neurônios de dopamina. A droga fez precisamente o que deveria fazer, aliviou a pressão sobre as células, sem nenhum efeito colateral evidente.

Na próxima etapa, a equipe da Northwestern vai melhorar a farmacologia dos compostos para os tornar adequados para o uso humano, testá-los em animais e passar à fase 1 do ensaio clínico. "Temos um longo caminho a percorrer antes de estarmos protos para dar essa droga, ou um fac-símile razoável, para seres humanos, mas estamos muito animados", disse Surmeier.