ASSINE
search button

Fapesp oferece oportunidades para cientistas de outros países

Compartilhar

A Fapesp realizou uma reunião com presidentes de academias nacionais de ciências filiadas à Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas, na sigla em inglês), para discutir oportunidades de cooperação científica entre pesquisadores do estado de São Paulo com os de países das Américas do Sul, do Norte, Central e do Caribe, por intermédio das academias de ciências existentes nessas regiões.

Durante o evento, representantes da Fapesp e da Ianas anunciaram um conjunto de oportunidades que possibilitarão a pesquisadores indicados pelas academias nacionais de ciências filiadas à Ianas submeter à Fapesp propostas de financiamento de projetos.

As pesquisas poderão envolver qualquer área do conhecimento e deverão ser realizadas em universidades e instituições de pesquisa no estado de São Paulo.

As propostas de projetos deverão ser submetidas pelos pesquisadores interessados à academia de ciências de seu país de origem, que as encaminharão para a Ianas.

Os projetos de pesquisa dos candidatos pré-selecionados pelas academias filiadas à Ianas serão submetidos ao processo de análise de propostas da Fapesp, que é baseado no mérito científico e utiliza revisores externos e pareceres de comitê científicos para embasar suas decisões.

As propostas aprovadas serão apoiadas pela Fapesp por meio da concessão de Bolsas de Pós-Doutorado, do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes e Auxílio à Pesquisa – Pesquisador Visitante.