ASSINE
search button

Estudo revela que 10 milhões de pessoas sofrem de artrose no Brasil 

Compartilhar

Dores nas articulações pode ser artrose. De acordo com um estudo publicado no livro Cenário Atual & Tendências da Osteoartrite no Brasil, 10 milhões de pessoas sofrem com a doença no país, que fica logo atrás dos Estados Unidos, com o maior índice mundial. Esse número pode aumentar para 12,3 milhões até 2015.

Ainda assim, estima-se que apenas 42% dos brasileiros sabem que têm a doença. "Tem muitos pacientes com osteoartrite, porém inúmeros não identificados. Avaliando as radiografias na medida em que as pessoas vão envelhecendo podemos notar que praticamente 80% delas apresentam a doença em algumas das articulações, mas nem sempre elas se manifestam", explica Pérola Grinberg Plapler, uma das coordenadoras da pesquisa.

A artrose começa com uma fissura e ulceração na cartilagem, o que causa amolecimento e diminui o espaço das articulações. A doença se manifesta mais cedo nos homens, principalmente nos joelhos antes dos 60 anos e no quadril após essa idade. Nas mulheres, os índices aceleram após a menopausa.

O estudo foi feito por Ibsen Coimbra, professor do Departamento de Clínica Médica da Unicamp na área de Reumatologia; Márcia Ushôa de Rezende, mestre em Ortopedia e Traumatologia pela FMUSP; e Pérola Grinberg Plapler, mestre em medicina pela USP.