ASSINE
search button

Há 30 anos, estação Salyut 6 queimava na reentrada na Terra 

Compartilhar

Há 30 anos, chegava ao fim um dos capítulos da corrida espacial. Lançada em 1976, a estação especial Salyut 6 foi um marco. O programa espacial soviético passava a ter capacidade de longa permanência no espaço para seus cosmonautas. Além disso, ela possuía duas docas, o que permitia tanto a acoplagem das naves Soyuz, quanto das não tripuladas Progress - que reabasteciam a estação com combustível e suprimentos automaticamente.

A Salyut 6 foi lançada sem tripulantes - os primeiros chegaram em uma Soyuz. A segunda doca ainda significava a possibilidade dos "moradores" da estação receberem visitantes (cosmonautas da União Soviética e de países parceiros). Vladimir Remek, da Checoslováquia, (o primeiro homem a ir ao espaço após os soviéticos e os americanos), por exemplo, visitou a estação em 1978.

A primeira tripulação de longa duração ficou 96 dias no módulo, batendo o recorde de 84 dias dos americanos na Skylab. Outro grupo chegou a ficar 185 dias no espaço. A Salyut 6 ainda foi palco de experimentos mais complicados, como a nave Cosmos 1267, a primeira de grande porte a acoplar automaticamente em uma estação espacial. Esse feito abriu espaço para o desenvolvimento da Mir e, mais recentemente, da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A Salyut 6 acabou sua missão em 29 de julho de 1982, quando foi queimada intencionalmente na reentrada na Terra.