ASSINE
search button

Israelenses criam novas linhagens de células-tronco para doenças degenerativas

Compartilhar

Depois de 12 anos de trabalho, especialistas da Hadassah University Medical Center, de Israel, desenvolveram três novas linhagens de células estaminais embrionárias humanas (hESCs), as primeiras no mundo a serem produzidas sem contaminação de qualquer animal - camundongos ou gado - dentro das normas GMP (Good Manufacturing Practices).

De acordo com o professor Bejamin Reubioff, essas novas linhagens permitirão o desenvolvimento de um número infinito de tecidos humanos, capazes de tratar uma ampla gama de doenças degenerativas.

"Ninguém mais conseguiu realizar o que fizemos, porque é muito difícil trazer o know how do laboratório de pesquisa para as condições concretas de implantação no corpo das pessoas", diz Reubioff.

As células-tronco embrionárias podem se diferenciar e amadurecer em qualquer tipo de corpo humano, o que lhes dá o potencial para servir como uma fonte infinita de produção de células regenerativas para transplante em casos de doenças graves e degenerativas, como AMD, diabetes tipo 1, insuficiência cardíaca e mal de Parkinson.