ASSINE
search button

Aluno da PUC-Rio cria aplicativo com guia da cidade do Rio de Janeiro

Compartilhar

Uma ideia na cabeça e um celular na mão. Assim nasceu o aplicativo “Não precisa anotar”, do estudante Marco Combat, do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio. Ao saber do concurso Rio Apps, promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, Combat, de 27 anos e aluno bolsista do sexto período do curso de Sistemas de Informação, se dedicou durante um mês e criou sozinho uma ferramenta para celulares com sistema Android que pode ser acessada a qualquer hora, de qualquer lugar, unindo mobilidade, conforto e conteúdo de qualidade. 

Esta primeira versão do aplicativo “Não precisa anotar” é a que concorre ao prêmio máximo da Rio Apps, com download gratuito pelo site https://www.naoprecisaanotar.com/ e a vantagem de poder consultar telefones de emergência, além de dados completos (telefone, endereço e site) de hospitais, delegacias, aeroportos, empresas de táxi, ônibus e metrô, pontos turísticos, hotéis, pousadas e teatros da capital carioca. Para Marco Combat, a meta do aplicativo é tornar-se um guia essencial a quem visita ou mora no Rio de Janeiro. 

“O aplicativo usa o recurso de geolocalização e o usuário pode optar por serviços em diversos bairros da cidade ou pelos que estão mais próximos a ele no momento da consulta. É possível um acesso rápido às principais informações da cidade, com apenas dois toques”, explica.

Ciente de que o acesso a celulares com Android é maior do que os que têm iPhone, Marco Combat, estrategicamente, criou neste primeiro momento um aplicativo para o sistema operacional da Google. 

“Quero permitir que o maior número de pessoas, de todas as classes, possam baixá-lo e usufruir de suas vantagens”, explica Combat. Cerca de 300 cariocas já baixaram o aplicativo de Marco Combat para seus celulares. A Rio Apps tem seis categorias de premiação e o “Não precisa anotar” concorre em cinco delas: melhor aplicativo, prêmio aluno, prêmio investidor (potencial de comercialização), prêmio talento e escolha popular. 

Concorrem ao todo 53 aplicativos, em sua maioria criados por empresas e profissionais da área de desenvolvimento de software. Segunda versão já está em construção e trará novas funcionalidades Marco Combat já prepara para o mês de julho a segunda versão do aplicativo. Para o desenvolvedor, a mais importante contribuição será a inclusão da categoria “Sustentabilidade” entre as opções de consulta. 

“Vou oferecer dados sobre locais que recebem materiais que podem ser reciclados, como óleo de cozinha, papelão, equipamentos elétricos, garrafas pet, alumínio, entre outros. O aplicativo vai incentivar uma atitude cidadã e sustentável”, afirma Marco Combat. Outra mudança importante será a inserção de sete novas opções de idiomas: inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, holandês e mandarim. E para ampliar ainda mais a entrada do aplicativo no mercado, ele estará disponível também para os sistemas iOs (iPhone) e Windows Phone, completando a gama de celulares que poderão baixá-lo gratuitamente. 

Além disso, o acesso do aplicativo poderá ser feito também no modo off-line, onde não há cobertura 3G. Completando a lista de novidades, a interação com e entre os usuários promete atender a uma demanda que Marco Combat reconhece como necessária: “Será possível inserir os dados, dar nota aos locais e estabelecimentos e compartilhar as informações no Facebook e no Twitter”, finaliza.