ASSINE
search button

Cirurgião transmite pelo Twitter retirada de tumor de cérebro

Compartilhar

Buscando educar o público sobre tumores cerebrais e o que acontece durante uma cirurgia no cérebro, o renomado cirurgião Dong Kim, chefe de neurocirurgia e diretor do Instituto de Neurociência Mischer no Memorial Hermann - Texas Medical Center-, realizou uma cirurgia no cérebro de uma mulher de 21 anos de idade e transmitiu ao vivo pelo Twittercast.

A divulgação da cirurgia, realizada nesta quarta-feira, contou com fotos pelo Twitpic e tweets, incluindo transmissão de vídeo ao vivo de uma câmera que proporcionou ao cirurgião ver e remover um tumor do lado direito do cérebro jovem.

"A mídia social é um poderoso veículo de comunicação para ajudar a desmistificar o processo de uma cirurgia no cérebro", disse Kim. "Portanto, nossa meta de realizar esta cirurgia ao vivo via Twitter é educar o público em geral sobre tumores cerebrais. Alguém pode ter um ente querido que está considerando um procedimento semelhante", disse o cirurgião.

Cada ano, aproximadamente 190 mil pessoas nos Estados Unidos são diagnosticadas com tumores cerebrais. Embora relativamente raro, ambos os tumores cerebrais benignos e malignos podem ser fatais para as pessoas de todas as idades. Para muitos pacientes, a remoção cirúrgica do tumor é a primeira escolha para o tratamento. O cirurgião realiza mais de 400 procedimentos cirúrgicos por ano para tumores cerebrais, aneurismas cerebrais.

O Twittercast marcou o terceiro de uma série de eventos ao vivo on-line patrocinados pela Memorial Hermann para fornecer o público em geral, os consumidores de saúde e profissionais médicos com a oportunidade de participar e aprender sobre os procedimentos cirúrgicos mais inovadores disponíveis.