ASSINE
search button

Em 2025, 2/3 da população mundial pode ter pouco acesso à água

Compartilhar

Nesta quinta-feira, é comemorado o Dia Internacional da Água. A data foi criada em 1993 através da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou todo dia 22 de março como sendo o Dia Mundial das Águas. 

Este ano, o tema discutido pela ONU é a água e a segurança alimentar. A agricultura consome 70% da água doce do planeta. A população mundial aumenta, e a produção de alimentos cresce acompanhando esse aumento. De acordo com Rudolph Cleveringa, do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, seguindo o ritmo atual, em 2025 dois terços da população mundial pode ter dificuldades para ter acesso à água.

A ONU apresenta relatório mostrando a quantidade de água utilizada na produção de alimentos. De acordo com o último relatório, a carne bovina é a grande vilã da lista. Para a produção de 1kg de carne, 15mil litros de água são utilizados.

O volume de água necessário para produzir cada tipo de carne é respectivamente:

Carne Bovina (150g) – 2325 L

Carne de porco (150 g) = 690 l

Carne de carneiro (150 g) = 1702,5 l

 Outras carnes (150 g) = 2025

Frango (150 g) = 615 l (150 g) = 615 l

O relatório pode ser conferido em https://www.adp.pt/files/1028.pdf

No Rio, a data é comemorada com diversos eventos e atividades que visam fazer a população repensar os hábitos diários, e fazer um consumo consciente.

Na Praia de Copacabana estava previsto um mutirão de limpeza do mar, com a participação de estudantes e a colônia de pescadores local no Posto 6. Na atividade, estava prevista a participação do  secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Marilene Ramos.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente também comemora a Semana da Água com o ´Circuito das Águas´, uma brincadeira que testa o conhecimento dos participantes para questões do dia-a-dia. Os vencedores ganham um relógio movido à água. O Circuido acontece até domingo.