ASSINE
search button

Agricultura comemora Dia da Água com ações no campo

Campanha Água Limpa mobiliza produtores para proteção de nascentes

Compartilhar

A água é o recurso natural mais precioso para quem vive no campo e nas cidades, seja para o consumo humano ou para o uso na lavoura, pecuária, indústria, entre outros. Para preservar este importante recurso natural, o Rio Rural, programa de Desenvolvimento Rural Sustentável da Secretaria estadual de Agricultura e Pecuária, promove, na semana do Dia Mundial da Água –22 de março, eventos de conscientização em comunidades rurais de sete municípios. As ações são parte da campanha Água Limpa para o Rio Olímpico que, através de ações de conscientização, recursos financeiros e apoio técnico, incentiva produtores a proteger as nascentes e córregos em suas propriedades, preservando a água em benefício de todos.

A meta é chegar às Olimpíadas do Rio com 2016 nascentes protegidas, uma conquista de toda a sociedade que depende do espírito olímpico e participação dos produtores e parceiros. A iniciativa é uma parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), que conduzirá a programação de eventos em Barra do Piraí, São José de Ubá, São Sebastião do Alto, São Fidélis, Conceição de Macabu, Macaé e Varre-Sai.

Até o momento, 393 produtores já protegeram suas nascentes. O Rio Rural disponibiliza até R$7 mil para o agricultor adotar práticas sustentáveis nas microbacias participantes, incluindo proteção de nascentes e recuperação de matas ciliares, assim como projetos de geração de renda e técnicas mais eficientes de cultivo. Cada projeto executado permite preservarou recuperar uma área equivalente a um campo de futebol. As práticas de conservação de recursos hídricos ajudam a regularizar o ciclo da água e, assim, reduzir os custos de tratamento. Além disso, com a maior disponibilidade de água, diminui os efeitos da seca na pastagem e na lavoura, incrementando a produção agrícola pecuária.

Água e esporte

A campanha busca inspiração no espírito olímpico para atingir sua meta. Como a água é um elemento indispensável para a prática esportiva, não apenas agricultores, mas também atletas, personalidades, empresas e todas as pessoas preocupadas com o meio ambiente são bem-vindas. O futebol é um exemplo de esporte que exige uma grande quantidade de água:apenas para irrigação do gramado,são necessários cerca de 40 mil litros. 

Enquanto, em condições normais, o organismo de um adulto, composto por 70% de água, perde em média 2,5 litros por dia, apenas durante uma partida de futebol cada jogadorgasta cerca de três litros.Além disso, a água gerada na zona rural é utilizada para a produção de alimentos saudáveis, que fornecem energia aos esportistas e torcedores no país do futebol.

De acordo com estimativas do Rio Rural, o volume de água produzido em 2016 nascentes equivale a aproximadamente 2.600 piscinas olímpicas cheias por ano. Cada fonte protegida é uma área de grande valor ambiental, equivalente a um campo de futebol.

Faça parte você também deste movimento pela água. No campo ou na cidade, cuide bem do seu RIO. Saiba mais sobre a campanha em www.microbacias.rj.gov.br. 

PROGRAMAÇÃO:

22/03 

São José de Ubá -Estudantes da Escola Municipal Maria Ramos Azevedo e produtores rurais dos municípios de São José de Ubá, Santo Antônio de Pádua, Miracema e Laje do Muriaé participarão do evento, organizado pela Emater-Rio. Haverá palestra com o técnico da empresa e coordenador do Centro de Referência Agroambiental, Carlos Marconi de Souza Resende; e com um representante da Empresa Signus Vitae, produtora de mudas. Após a palestra, os participantes farão o monitoramento de nascente sob a responsabilidade do monitor Carlos André Ribeiro Azevedo e da técnica executora do Ri Rural, Norma Lúcia Vieira dos Santos, além de plantio de mudas nativas.

São Fidélis - Cerca de cem estudantes da rede municipal de ensino de São Fidélis e agricultores do município e da cidade vizinha, Cardoso Moreira, participarão do dia especial em comemoração ao Dia Mundial da Água, promovido pela Emater-Rio. O evento vai acontecer na propriedade do produtor EmoildeTalon (Pesque-pague e Piscicultura Tabuinha), em Tabuinha, na microbacia Córrego da Taquara, no 3º distrito de São Fidélis-RJ. A comemoração está marcada para 13horas e é aberta a toda comunidade.

São Sebastião do Alto – Produtores rurais, estudantes e professores participam de uma palestra, aberta à comunidade, sobre o tema “Dia Mundial da Água”, com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Lauro Nardoto Conde. Será às 13h, no Centro Cultural de São Sebastião do Alto. A entrada é gratuita. 

28/03

Conceição de Macabu - Agricultores de todo o município de Conceição de Macabu visitarão propriedade rural no Assentamento São Domingos, onde foi protegida uma nascente. No evento, marcado para as 9h, eles receberão informações sobre a Campanha Água Limpa para o Rio Olímpico, cuja meta é proteger 2016 nascentes até o início das Olimpíadas do Rio, em 2016. 

31/03

Macaé – O agricultor Antoni Costa Brito recebe, em sua propriedade, na microbacia Rio Dantas, produtores de outras microbacias do município para o Dia Especial Água Limpa, às 9horas. Ele participa da campanha Água Limpa para o Rio Olímpico e obteve bons resultados ao proteger uma nascente.