ASSINE
search button

Doodle de origami homenageia mestre da arte Akira Yoshizawa

Compartilhar

Akira Yoshizawa é considerado o grande mestre do origami no mundo. Nesta quarta-feira ele faria 101 anos, e por isso o Google decidiu homenageá-lo com um doodle que traz as letras de seu logotipo feitas com dobraduras de papel.

Tido como pai do origami moderno, Yoshizawa - falecido em 2005 - afirmava ter criado mais de 50 mil modelos, alguns dos quais foram eternizados nos 18 livros que publicou. Mais do que modelos, o japonês criou instruções que há 50 anos são usadas como padrão em obras do gênero.

Yoshizawa também criou uma série de técnicas para quem faz origami, como owet folgding ("dobradura molhada", em tradução livre), usada para garantir curvas aos origamis essencialmente geométricos. "Meu origami, em consonância com as leis da natureza, requerem geometria, ciência e física", afirmou o artista certa vez, segundo o blog oficial do Google.

A carreira do japonês começou quando tinha 20 anos, inicialmente paralela ao trabalho em uma fábrica, que depois largou para dedicar-se somente ao origami. Em 1955, após uma exposição em Amsterdã, ganhou fama internacional.

O doodle em homenagem a Yoshizawa foi criado por Robert J. Lang, que assina o post no blog do gigante de buscas. O físico e artista americano conta que sugeriu dois tipos de logotipia da letra 'G' em origami para o logo do Google, e que a equipe de Mountain View preferiu a versão plissada. As borboletas que decoram as letras são feitas a partir de modelos do início da carreira do artista japonês.

Os doodles do Google

O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.