ASSINE
search button

Jovem com doença rara só consegue lembrar das últimas 24h

Compartilhar

A adolescente Jess Lydon, 19 anos, está presa no presente após uma doença cerebral rara fazer com que ela seja capaz de lembrar apenas das últimas 24 horas da sua vida. As informações são do jornal The Sun.

Conhecida como síndrome de Susac, a doença de Jess é tão rara que apenas 250 pessoas foram diagnosticadas em todo o mundo. Ela só consegue se lembrar das últimas 24 horas. Ainda assim, sempre esquece o que acabou de comer no café da manhã. "Eu sempre pergunto a minha mãe o que tem para o café e ela me responde que eu acabei de comer. Eu não consigo me lembrar", contou Jess.

Ela não reconhece fotos de amigos, nem se lembra de ter celebrado o Natal. "Eu não tenho passado. Só presente", disse Jess. A jovem contou que tem apenas vagas recordações do que aconteceu no ano passado. Diagnosticada com a doença em novembro de 2011, Jess sofreu perda de audição, visão, tem fortes dores de cabeça e desenvolveu uma aversão à luz natural.

"A doença atinge normalmente mulheres entre 20 e 40 anos. É a tão rara que a maioria dos centros de neurociência tem não mais de um caso em anos", disse o neurologista Holger Allroggen. Os médicos esperam que, em dentro de cinco anos, a doença sofra uma regressão, mas qualquer perda de visão ou de audição pode ser permanente.