ASSINE
search button

Deputado quer representantes do Google em audiência para explicar nova política

Compartilhar

O Google já teve de detalhar as novidades em seus termos de serviços para os políticos americanos, e agora pode ter que fazer o mesmo em audiência pública no Brasil. De acordo com o site da liderança do Partido dos Trabalhadores (PT), o deputado gaúcho Paulo Pimenta vai propor à Câmara que solicite aos representantes do gigante de buscas uma explicação aos consumidores sobre as alterações.

A partir de 1° de março, o Google vai unificar as políticas de 60 serviços, o que para o parlamentar pode implicar em violações dos direitos de privacidade, uma vez que o usuário terá de compartilhar seus dados em todos os produtos da companhia de Mountain View. No texto do site do PT, a modificação é definida como "a grande camisa de força virtual", análise atribuída a especialistas.

"Vamos confrontar várias opiniões e explicar à sociedade o que irá acontecer, já que pairam muitas dúvidas e vários especialistas afirmam que a nova política de privacidade oferece riscos para o consumidor", afirmou o deputado gaúcho. Ele sugere que sejam convidados para a audiência especialistas em Defesa do Consumidor, além de membros do Ministério de Ciência e Tecnologia.

A nota do partido afirma que de acordo com José Milagre, ativista de privacidade na internet no Brasil, o termo de serviço unificado daria ao Google uma base de dados mais ampla sobre cada usuário, o que facilitaria a entrega de publicidade dirigida e, consequentemente, aumentaria o lucro do gigante de buscas.