Jornal do Brasil

Quarta-feira, 26 de Julho de 2017

Ciência e Tecnologia

Primeiro ciborgue do mundo é destaque na Campus Party

Portal Terra

Ele trabalha no projeto "Eyeborg" desde 2003. Na execução do projeto, Harbisson memorizava frequências e relacionava cada um com uma cor diferente. Através de um chip inserido em seu cérebro e uma câmera frontal, ele passou a ouvir as cores.

Em 2004, ao renovar seu passaporte, ele foi informado que não poderia tirar a foto com o equipamento eletrônico na cabeça. Então, ele alegou que o Eyerborg fazia parte de seu corpo, com depoimentos de amigos, de seu médico e da universidade inglesa Dartington College of Arts, onde estudava composição. Seu passaporte acabou sendo aceito e, por consequência, a condição de ciborgue.

Com uma câmera implantada no olho, espanhol "ouve" as cores
Com uma câmera implantada no olho, espanhol "ouve" as cores

Neil Harbisson, a primeira pessoa a ser reconhecida como ciborgue por um governo depois de implantar uma câmera no olho, foi confirmado nesta segunda-feira como uma das atrações da Campus Party Brasil. O espanhol nasceu com uma deficiência que lhe impedia de ver as cores, e com câmera implantada no olho, passou a enxergá-las.

A palestra de Harbisson ocorre na quarta-feira, às 19h, no palco principal.

Campus Party 2012

A Campus Party, o maior evento geek do planeta, realizado em mais de sete países, acontece entre os dias 6 e 12 de fevereiro de 2012. A sede é o Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque, na zona norte de São Paulo (SP). Pelo quinto ano consecutivo no Brasil, a edição de 2012 já começou batendo recordes: todas as entradas foram vendidas em 22 dias em setembro do ano passado.

Com 7 mil participantes, sendo 5 mil acampados no local , a Campus Party oferece neste ano mais de 500 horas de conteúdo. Os principais nomes desta edição são Michio Kaku, conhecido como o "físico do impossível", Sugata Mitra, pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, Julien Fourgeaud, gerente de produtos e negócios da Rovio, John Klensin, pesquisador do MIT, e Vince Gerardis, co-fundador da Created By, entre outros.

A programação do evento tem transmissão ao vivo pelo http://live.campus-party.org e aqueles que quiserem interagir com a transmissão pelas redes sociais podem enviar perguntas para os palestrantes. As hashtags exclusivas para cada uma das áreas de conteúdo são: Ciência - #cpbrCI; Cultura Digital - #cpbrCD; Entretenimento Digital - #cpbrED; Inovação - #cpbrIN e Palco Principal - #cpbrMainStage. A hashtag oficial do evento é #cpbr5.

Tags: campus party, ciborgue, eyeborg, neil harbisson, palestra

Compartilhe: