ASSINE
search button

Rússia não descarta sabotagem de programa espacial por potências estrangeiras

Compartilhar

Os fracassos de vários lançamentos espaciais russos em 2011 podem ter sido provocados por potências estrangeiras, afirmou nesta terça-feira o diretor da agência espacial russa Roskosmos, Vladimir Popovkin, em uma entrevista ao jornal Izvestia.

"Não sabemos por que os incidentes com nossos aparelhos acontecem justamente no momento em que sobrevoam o que, para a Rússia, é o lado escuro da Terra, a zona onde não vemos os aparelhos e não recebemos os dados telemétricos", disse Popovkin.

"Não quero acusar ninguém, mas hoje existem meios muito potentes contra as naves espaciais, cuja utilização não pode ser descartada", completou Popovkin, em uma aparente referência aos Estados Unidos.

Um dos maiores fracassos do setor espacial russo foi o lançamento, em novembro, da sonda marciana Phobos-Grunt, fora de controle há várias semanas e cujos destroços devem cair na Terra no próximo domingo.

Popovkin afirmou que os cientistas russos ainda não sabem o motivo dos motores da Phobos-Grunt não terem sido acionados. Ano passado, a Rússia lançou 33 foguetes espaciais e cinco deles fracassaram, segundo a agência Interfax.