ASSINE
search button

Pesquisa: uma em cada cinco americanas sofreu violência sexual 

Compartilhar

Uma pesquisa nacional divulgada nesta quarta-feira nos Estados Unidos apontou que o estupro e a violência doméstica contra mulheres continuam endêmicas no país e são muito mais comuns do que se imaginava. A pesquisa de violência sexual e de parceiro íntimo foi realizada pelo Centro Nacional de Prevenção e Controle de Lesões. As informações são do jornal The New York Times.

De acordo com o levantamento, uma em cada cinco mulheres entrevistadas disse ter sido estuprada ou sofrido alguma tentativa de violação física, enquanto uma em cada quatro relatou ter sido espancada pelo companheiro. Além disso, uma em cada seis mulheres sofreu perseguição.

"Uma em cada cinco mulheres foi estuprada. Isso é muito marcante", afirmou Linda C. Degutis, diretora do centro. "Realmente não sabíamos que esse número era preponderante na população", disse.

O estudo foi iniciado em 2010 com o apoio do Instituto Nacional de Justiça e do Departamento de Defesa. As entrevistas foram feitas por telefone com 16.507 adultos. Foram coletadas informações sobre os tipos de agressão que ainda não haviam sido analisados em outros estudos nacionais, incluindo estupro, agressão psicológica, coerção e controle da saúde reprodutiva e sexual. Também foram reunidas informações sobre a saúde física e mental das vítimas.

Os pesquisadores dividiram o ítem estupro em três definições: penetração forçada, penetração forçada facilitada por drogas ou álcool, ou tentativa de penetração forçada. Desta forma, a pesquisa registrou que 1% das mulheres foram violentadas no ano anterior, sugerindo que 1,3 milhões das americanas podem ser vítimas de estupro ou tentativa de estupro.

O número é significativamente maior do que em estimativas anteriores. No ano passado, a Rede Nacional de Estupro, Abuso e Incesto estimou que 272.350 mil americanas sofreram violência sexual. E, segundo estatísticas do FBI, 84.767 casos de estupro forçado foram relatados em 2010.

Apesar da preocupação entre as mulheres, a violência doméstica também afetou os homens em números surpreendentes. Um em cada sete americanos sofreram violência grave nas mãos da companheira e um em cada 71 - entre 1 e 2% - foram estuprados, muitos deles antes dos 11 anos.