Descobertos os dois maiores buracos negros já vistos

Os dois maiores buracos negros detectados até agora foram encontrados no coração de duas galáxias gigantes, situadas a centenas de milhões de quilômetros da Terra, segundo estudo publicado nesta segunda-feira.

Os buracos negros descobertos têm massa mais de 10 bilhões de vezes maior que o Sol, um recorde, segundo artigo publicado na revista científica Nature

Até agora, o maior buraco negro conhecido tinha 6,3 bilhões de massas solares e pertence à galáxia elíptica gigante Messier 87, uma das maiores próximas da nossa, a Via Láctea.

A equipe de Nicholas McConnell e Chung-Pei Ma (Universidade da Califórnia em Berkeley) descobriu dois maciços buracos negros após a medição dos dados de duas galáxias próximas, revelou o estudo.

Os buracos negros foram encontrados nas galáxias NGC 3842, situada a mais de 310 milhões de anos-luz, e NGC 4889, a 330 milhões de anos-luz, e são muito maiores do que esperavam os cientistas americanos que os descobriram, acrescentou.

A galáxia NGC 3842 tem um buraco negro central com massa de 9,7 bilhões de massas solares e a NGC 4889 tem um buraco negro com massa comparável ou maior.

Os resultados do estudo sugerem que os processos de crescimento das galáxias maiores e de seus buracos negros são diferentes daqueles das galáxias menores, segundo o artigo