ASSINE
search button

Android se mostra vulnerável à vírus e especialistas pedem critério nas compras

Compartilhar

Os consumidores devem ficar atentos ao comprar smartphones e tablets com sistema operacional Android neste Natal. Uma pesquisa realizada pela McAfee apontou que os dispositivos com a tecnologia da Google são os que mais sofrem com assédio de vírus e malwares, geralmente enviados por SMS-Trojans. Segundo o relatório de ameaças, quase todos os novos dispositivos com o sistema do Google foram atacados no último trimestre. 

Segundo o relatório, o roubo das informações é ativado através da interação com mensagens de texto com conteúdo malicioso e tem por objetivo tirar o dinheiro dos usuários. Marcelo Botelho, diretor da Veus Technology, empresa de TI especialista no fornecimento de informações via SMS, aponta que isto ocorre devido à falta de medidas de segurança na loja de aplicativos do Google: "No Google Market, a liberação de aplicativos é muito simples, o que abre espaço para aplicativos maliciosos. Na Apple Store, o desenvolvedor passa por etapas de segurança mais criteriosas, o que reduz o risco", afirma.

Para o diretor da agência Novos Elementos, Celso Fortes, o critério na hora da compra é muito importante, mas ele acredita que há um amadurecimento nas experiências dos usuários com a na hora da compra de dispositivos e aplicativos de tecnologia: “Hoje o usuário está mais atento, ninguém está mais comprando aplicativos na emoção, inclusive isso sempre acontece quando é lançado uma nova tecnologia ou um novo formato de mídia, todo mundo sai comprando tudo, mas depois se torna mais seletivo,” afirma. 

Erick Vils, fundador da WebSoftware, que fabrica aplicativos financeiros para franquias e pontos comerciais também vê pelo lado positivo. O especialista acredita que no fim de ano, devido ao Natal, haverá um boom de vendas de tablets no Brasil e isso se refletirá também na rede de profissionais envolvidos com o desenvolvimento de novos softwares seguros: “Para cada novo usuário de tablet ou smartphone que passa a consumir sistemas, sites e ler jornais digitais, todo um ecossistema de pessoas e empresas se beneficia, pois são eles que trabalham diariamente para tornar estas tarefas cada vez mais simples, rápidas e seguras”, finaliza.