ASSINE
search button

Nasa evacua astronautas que treinavam em estação submersa

Compartilhar

A Nasa evacuou sua tripulação de uma estação submersa no mar na costa da Flórida, onde treinavam para uma viagem a um asteroide, devido à aproximação do furacão Rina.

A equipe da Missão de Operações em Condições Extremas da Nasa (Neemo, na sigla em inglês), concluiu os exercícios depois de cinco dias do que se supunha que seria uma missão de 13 dias, informou a agência espacial americana.

"Apesar da extensão, fizemos uma parte importante da pesquisa", disse o gerente do projeto da Neemo, Bill Todd.

"Já estamos aprendendo por trabalhar neste entorno", acrescentou.

Mais cedo, a Nasa havia anunciado que a tripulação teria que voltar à superfície.

"A tripulação submetida à descompressão durante a noite retornará em breve à superfície. O furacão Rina está preocupantemente perto", assinalou a agência em um seu Twitter.

A equipe da Missão de Operações em Condições Extremas da Nasa (NEEMO) espera a bordo de botes de apoio na superfície.

Os astronautas se encontravam na metade de uma missão de 13 dias no Aquarius Underwater Laboratory, o único laboratório submarino de seu tipo no mundo, localizado a 4,5 km do litoral de Largo Key, Flórida.

O treinamento servia para ajudar os astronautas a saber como se sentirão num asteroide de livre gravidade, uma missão que o presidente Barack Obama disse que poderá ser realizada em 2025.

O furacão Rina, com ventos de 175 km/h, subirá para a categoria 3 antes de tocar em terra na quinta-feira, perto do balneário de Cancún (Yucatán, México).