ASSINE
search button

Olimpíada Brasileira de Matemática se encerra no fim de semana

Compartilhar

Mais de mil estudantes dos ensinos fundamental, médio e universitário de todo o país, participam no fim de semana, dias 15 e 16 de outubro, da fase final da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Os estudantes foram classificados dentre os mais de 13 mil que participaram da segunda etapa realizada em setembro. As provas serão aplicadas a partir das 14h em diversos centros de aplicação em todo o país. Durante a prova, os participantes terão quatro horas e meia para desenvolver soluções elegantes e criativas na tentativa de resolver problemas de matemática e assim conquistar medalhas de ouro, prata, bronze ou menções honrosas. Os vencedores serão anunciados em dezembro.

A competição, realizada desde 1979, tem como objetivos incentivar e melhorar o ensino e descobrir talentos para a pesquisa em Matemática. A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat).