ASSINE
search button

Castelo da rainha Elizabeth II será autossuficiente até 2012

Compartilhar

A rainha Elizabeth II autorizou o uso de duas turbinas hidrelétricas de geração de energia para alimentar o castelo de Windsor, na Inglaterra. As turbinas de 40 toneladas, entregues no início de setembro, serão instaladas na represa de Romney, no rio Tâmisa, segundo o Daily Mail. As turbinas giram com a passagem da água e transformam a energia do movimento em elétrica.

De acordo com fontes do palácio, ainda não se sabe se as turbinas produzirão energia suficiente para suprir toda a demanda do castelo imediatamente, mas espera-se que a autossuficiência seja atingida até o ano que vem. E alguns acreditam, inclusive, que seria possível produzir mais energia do que a necessária, devolvendo o excedente à rede elétrica - para, então, alimentar outras residências.

"Estávamos em busca disso há anos", teria afirmado um porta-voz do Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha em Londres, segundo o Daily Mail. "Esta é um de muitas iniciativas 'verdes' introduzidas em residências reais pela rainha e o duque de Edinburgo", completou o representante.

As turbinas devem ser começar a funcionar até novembro, foram fabricadas na Holanda e custaram 700 mil libras (equivalente a pouco mais de R$ 1,9 milhão). A instalação adicionará mais 1 milhão de libras à conta. O retorno do investimento virá com a quantidade de dióxido de carbono que deixa de ser emitida graças aos equipamentos: 790 toneladas de gases.

O projeto da geração hidrelétrica é antigo, precisamente de 2007, segundo o gerente da Southeast Power Engeneering, empresa que produziu as turbinas. David Dechambeau conta que procurou o palácio há quatro anos, e que os oficiais estavam "bastante interessados". "Eles queriam fazer qualquer coisa que pudesse diminuir sua pegada de carbono", contou o executivo ao jornal inglês. Após confirmar o interesse da família real, foram necessários dois anos para aprovar o projeto junto a órgãos ambientais.