ASSINE
search button

Vacina contra o HPV será disponibilizada na rede estadual de saúde

Compartilhar

A vacina contra o o Papiloma Virus Humano, HPV, em sigla em inglês, passará a ser disponibilizada gratuitamente pela rede estadual de saúde. O vírus é a principal causa do câncer do colo do útero.

A disponibilização foi determinada pela lei 6.060/11, sancionada pelo governador e publicada no Diário Oficial do Executivo nesta segunda-feira (10/10). Com a medida, ficou também estabelecida a implantação do Programa Estadual de Vacinação contra HPV.

O texto foi proposto conjuntamente pelos deputados Bernardo Rossi e Rafael Picciani, ambos do PMDB. A ideia do projeto partiu da presidente do Núcleo Mulher do partido, Kátia Lôbo.

Para os autores, a vacinação gratuita servirá como um importante instrumento, junto com os exames preventivos e educação sexual nas escolas, no combate ao câncer de útero, que é, depois o de mama, o tipo de câncer que mais mata mulheres em todo o mundo - no Brasil, são 18 mil casos por ano.

Hoje, só a rede privada dispõe da vacina, que custa R$ 400 a dose (são necessárias três doses para uma imunização, com validade de oito anos).

Além da vacina, o programa também incluirá produção de material educativo e convênios, com instituições públicas para a oferta de cursos e capacitação.