ASSINE
search button

Steve Jobs: a história de quem mudou a história

Compartilhar

Steve Jobs, pioneiro executivo do conceito de computadores pessoais e co-fundador da Apple, morreu nesta quarta-feira (5), aos 56 anos, segundo comunicado da companhia. Nos últimos anos, Jobs introduziu os gadgets iPod, iPhone e iPad no mercado, aparelhos que mudaram o modo de se consumir conteúdo na era digital.

Nascido em São Francisco, em 24 de fevereiro de 1955, Steven Paul Jobs foi um dos maiores empresários e inovadores tecnológicos de todos os tempos. Conhecido pelo perfeccionismo e pela excentricidade, Jobs foi um visionário que revolucionou o modo de se consumir tecnologia no mundo atual. 

Fundação da Apple 

Em meados da década de 70, ao lado de Steve Wozniak e Ronald Wayne, fundou a Apple Computer, com o lançamento do Apple I, e logo depois, do Apple II. 

Baseado na ideia de empresa criativa e simples, Jobs começa a arquitetar sua maior empreitada até então: o projeto Macintosh. A empreitada sugeria o desenvolvimento de uma interface gráfica baseada por navegação de ícones, pastas e janelas, sendo tudo isso acionado por um mouse - naquela época, os computadores só usavam o teclado. 

>> Fãs lamentam a morte de Steve Jobs

>> Apple presta homenagem e disponibiliza email para mensagens sobre Steve Jobs

>> Confira os principais fatos da história da Apple

Em 1984, a Apple lançou o Macintosh, o primeiro e único computador geral com recursos de desenho e tipografia, além de uma interface gráfica abundante. O lançamento do computador foi feito com um grande estardalhaço, por meio de uma grande campanha publicitária.  

Trabalho na Pixar

Em 1985, Jobs foi forçado a deixar a Apple pelo Conselho de Administração da companhia, e fundou uma outra empresa de computadores, a NeXT. Em 1986, comprou a Pixar da Lucasfilm, que anos mais tarde ficou famosa por uma nova linguagem de animação 3D.

Na década de 1990, a Pixar, ainda sob liderança de Jobs, produziu o primeiro filme infantil totalmente animado por computador, Toy story. Posteriormente, em 2006, a Walt Disney Company adquiriu a Pixar e, atualmente, o Disney/Pixar é o maior estúdio de filmes animados do mundo.

Retorno à Apple

Em 1996, a Apple, que estava desenvolvendo um novo sistema operacional, comprou de Steve Jobs a NeXT Computer para poder utilizar o NeXTStep como base para o seu novo sistema operacional. 

Com esta operação, em 1997,Jobs retornou à empresa que ele fundou, desta vez, como consultor. A companhia, entretanto, estava numa situação financeira frágil, a ponto de fechar. As soluções para salvá-la foram a venda de 40% das ações à rival Microsoft e a introdução do inovador iMac, em 1998, com o novo sistema operacional Mac OS 9. Com o passar dos anos, a Apple readquiriu as ações da Microsoft.

Sob a orientação de Jobs, a Apple aumentou suas vendas significativamente por conta das inovações. O iMac foi o primeiro computador do mercado com várias características diferenciadas, especialmente seu design inovador e o material utilizado. 

A partir de então, a cor padrão para computadores (bege) foi sendo deixada de lado e muitos fabricantes passaram a usar outros tipos de material nos produtos de informática em geral. Desde o sucesso arrebatador do iMac, Jobs continuou trabalhando muito em ideias criativas deste nível, e obtendo sucesso de vendas com elas.

iPod, iPhone e iPad

Uma de suas inovações mais significativas foi ramificar a Apple para além de seu mercado restrito da informática, passando a atuar na área de eletrônica, telecomunicações e músicas digitais. 

Nesse campo de atuação, Jobs lançou, em 2001, o tocador portátil de música iPod, integrado com sua loja de venda legal de música pela internet através do iTunes, um software dedicado para reprodução de áudio, vídeo, CDs e de rádios online. O iPod conquistou o público e foi um sucesso absoluto de vendas por sua leveza, praticidade, modernidade e simplicidade.

Em 2007, a Apple passou a comercializar telefones celulares, chamados de iPhone, com tecnologia touchscreen e, em 2008, lançou a versão de tecnologia 3G do aparelho, iPhone 3G. Em julho de 2009 lançou o iPhone 3gs (speed), com comando de voz e muito mais rápido que os modelos anteriores. Em junho de 2010, a Apple lançou o iPhone 4. Nesta terça-feira (4) foi introduzido no mercado o iPhone 4S.

Renúncia à presidência da Apple e a doença

O fundador da Apple sempre foi muito cuidadoso com as informações da vida pessoal.  Por isso, a luta do executivo contra o câncer no pâncreas foi tratada com muito sigilo, dando margem a uma infinidade de boatos.

No entanto, seu estado físico foi se deteriorando com o passar dos anos. Jobs teria se submetido a um transplante de fígado em 2009 para combater a disseminação do tumor. Ele nunca divulgou publicamente o motivo para seu transplante de fígado.

Em agosto deste ano, Jobs renunciou novamente à presidência da Apple - fato que já havia ocorrido em 2009. Ele escolheu o executivo Tim Cook como o sucessor no cargo.

Com informações do Wikipedia