Cientistas identificam comportamento bissexual e promíscuo em espécie de lula

Cientistas americanos descobriram que uma espécie de lula, que habita as profundezas do mar, tem comportamento bissexual e promíscuo. De acordo com o estudo, as lulas Octopoteuthis deletron não conseguem distinguir entre macho e fêmea na hora de acasalar, devido à falta de luz no ambiente em que vivem.

Além disso, os pesquisadores identificaram que o número de cápsulas de espermatozóides depositadas nas fêmeas indicaria que os animais seriam promíscuos. De acordo com eles, o comportamento é incomum, mas pode ser explicado pelo fato de a espécie estar tentando ampliar suas chances de sobrevivência no ambiente desfavorável em que vive.

“No habitat profundo e escuro onde o Octopoteuthis deletron vive, os machos são poucos e estão espalhados”, declararam os cientistas na pesquisa. “Nós sugerimos que o acasalamento bissexual do O. deletron faz parte de uma estratégia de reprodução que maximiza o sucesso ao induzir os machos a inseminar indiscriminadamente cada lula que encontram”.

A pesquisa, publicada na revista especializada Biology Letters, foi possibilitada graças às imagens registradas por submarinos operados no cânion de Monterey, na região costeira da Califórnia, a profundidades que variam entre 400 e 800 m.