ASSINE
search button

Vídeo mostra detalhes do nascimento de estrelas

Compartilhar

Cientistas da agência espacial norte-americana (Nasa) usaram registros coletados pelo telescópio Hubble ao longo de 14 anos para produzir um vídeo que mostra o processo de nascimento de três estrelas. Nas imagens, divulgadas nesta quinta-feira, é possível ver os jatos de gás que as estrelas - localizadas próximo à Nebulosa de Órion - expulsam, com um alto nível de detalhamento.

As emissões são um subproduto da acumulação de gás ao redor das estrelas recém nascidas e se disparam a velocidades superiores a 700 mil km/hora em diferentes direções. Os pesquisadores acreditam que o resultado do estudo poderá ajudar a compreender como o nosso Sol se formou há cerca de 4.5 milhões de anos.

Veja vídeo publicado no Youtube do Space Telescope Science Institute:

Segundo o astrônomo Patrick Hartigan, da Universidade Rice, em Houston, no Texas, é a primeira vez que é possível observar como os jatos interagem e influenciam a formação do ambiente ao seu redor. 

"Agora poderemos comparar as observações dos jatos com as simulações feitas em laboratório e verificar quais aspectos nós compreendemos e quais ainda não entendemos corretamente", diz.

Lançado em abril 1990 a bordo do Discovery na missão STS-31, o telescópio Hubble provocou uma verdadeira revolução nas pesquisas astronômicas e na ciência planetária. Sua missão deve acabar em 2013, quando será substituído pelo telescópio James Webb, mais moderno.