ASSINE
search button

Microsoft é processada nos EUA por sistema que rastreia usuários de smartphones

Compartilhar

A Microsoft está sendo processada nos Estados Unidos por seu sistema operacional Windows 7, já que os smartphones que o incluem avisam sobre a posição dos usuários, mesmo que eles não queiram ser rastreados.

"A Microsoft conscientemente projetou seu sistema operacional para fornecer informação sobre a localização geográfica dos usuários e transmitir sua posição aos servidores da Microsoft", segundo a ação apresentada por uma mulher do estado de Michigan na quarta-feira.

"O sistema da Microsoft é executado através de sua aplicação para câmeras, que nos dispositivos móveis vem com o Sistema Windows Phone de série", assegura o documento.

Na primeira vez que o usuário de telefone celular com Windows 7 abre o aplicativo pré-instalado para a câmera, aparece um quadro de diálogo que pede permissão para marcar de forma automática as imagens com seus dados geográficos.

Mas ainda que esta solicitação seja negada, o software da câmera segue registrando as coordenadas geográficas do aparelho, sustenta a autora da ação.

O objetivo de seus advogados é alcançar uma ação coletiva que represente todos os usuários de telefones com Windows 7 que busquem que a Microsoft pague uma indenização e termine com esta prática de localização.