Um telescópio europeu detecta oxigênio no espaço

O telescópio Herschel, da Agência Espacial Europeia, conseguiu detectar, pela primeira vez, a presença de moléculas de oxigênio no espaço, segundo relatório publicado nesta semana no Astrophysical Journal.

Esses traços de oxigênio, que por longo tempo escaparam aos astrônomos, foram descobertos na região de formação estelar da constelação de Órion.

"O oxigênio, enquanto gás, foi descoberto nos anos 1770, mas foram necessários mais de 230 anos para finalmente poder afirmar-se com certeza que esta molécula muito simples existe no espaço", declarou Paul Goldsmith, do Jet Propulsion Laboratory da Nasa (Califórnia), que participa do projeto Herschel.

O oxigênio descoberto fica preso no gelo que recobre a superfície de minúsculos grãos de poeira que liberam água e oxigênio quando sua temperatura aumenta, especificam os astrônomos.

"Isso explica onde uma parte do oxigênio poderia se esconder", segundo Paul Goldsmith. "Mas não encontramos grandes quantidades e ainda não compreendemos a particularidade dos locais onde o encontramos. O Universo guarda muitos segredos", comentou.

A Nasa forneceu uma parte da tecnologia dos instrumentos presentes no telescópio Herschel, lançado em 2009.