ASSINE
search button

Controle de peso é tema de debate da indústria alimentícia

Compartilhar

Em pesquisa que abrangeu todo o país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), detectou, em relação às análises anteriores, um grande aumento no número de pessoas com sobrepeso e obesidade.

De acordo com o Instituto, 30% das crianças entre 5 e 9 anos sofrem com o problema. Já entre os adolescentes de 10 a 19 anos, a estatística cai para 20%. Mulheres adultas, registram um índice de 48%, enquanto os homens com idade superior a 20 anos, 50,1%. Esses dados alertam sobre o agravamento do problema em pessoas de todas as idades, tornando-se cada vez mais importante o cuidado com a alimentação.

Estar acima do peso é muito mais do que uma questão de estética. A obesidade é uma doença que implica em problemas emocionais, como a depressão, e físicos, como diabetes, apnéia, câncer, hepatite, osteoporose e doenças cardiovasculares e cardíacas.

Pensando nessa nova realidade brasileira, as principais tendências em ingredientes naturais, orgânicos e funcionais serão debatidas na segunda edição do Programa de Conferências Hi South America 2011, que acontecerá durante os dias 9 e 10 de agosto, no Novotel Center Norte, em São Paulo.

A HiSA, como também é conhecida, dedicou parte de sua conferência às palestras que tratam sobre a questão do sobrepeso. O evento apresentará todas as novidades em cuidados para o combate a obesidade, seja na prevenção, ou até mesmo no contorno do problema. Um dos destaques será a palestra da multi-nacional Danisco, através do Sr. Peter Wisler, diretor de desenvolvimento de novos negócios da empresa, com o tema “Fitoesteróis sustentáveis derivados do pinho e seus benefícios para a saúde cardiovascular”.

Os fitoesteróis, quando consumidos regularmente, são capazes de reduzir os níveis de colesterol no sangue, sem efeitos colaterais, diminuindo o LDL da circulação sanguínea, problema muito comum em pessoas com excesso de peso.

Ainda falando sobre como evitar ou minimizar os malefícios da obesidade no corpo humano, a DMS Nutricional apresentará a palestra “Um novo ingrediente funcional e natural do tomate para seu coração”, abordando os benefícios da fruta para o corpo humano.

Na mesma linha, a Basf, da Alemanha, representada por seu gerente técnico Juergen Gierke, traz o tema “Uma forma saudável para seu coração”, que aborda a forma ideal de manter o coração saudável através da ingestão dos alimentos corretos.

O excesso de consumo de açúcar, que tanto preocupa cientistas e médicos em todo o mundo, é outro tema de grande apelo popular a ser abordado no evento, durante a palestra “Redução de Açúcar: Desafios para a indústria, benefícios para o consumidor”, ministrada por Tiago Pusas, diretor de vendas e inovação da Mastersense.

Outra atração é a conferência “Nutrindo a Beleza de dentro para fora”, que aborda a eficácia e a importância dos nutracêuticos, e contará com a presença da Dra. Deshaine Rai, renomada cientista americana. Diferente da ação de um simples creme ou loção que tem ação cutânea, os nutracêuticos são ingeridos. Eles são compostos nutrientes que podem ser alimento, como a soja, por exemplo,

Uma dieta bem balanceada é o primeiro passo para pele e cabelo bonitos e, principalmente, para garantir o bom funcionamento do organismo e evitar a aparição de diversas doenças.